Carreira profissional com sucesso em 7 passos

Carreira profissional com sucesso em 7 passos

O que é uma carreira profissional de sucesso?

Sua carreira profissional é um sucesso? Antes de conhecermos os sete passos para direcionar sua carreira com sucesso, precisamos entender, que uma carreira profissional de sucesso é o resultado das experiências de carreira de uma pessoa, e pode ser definido como a conquista de resultados desejados relacionados ao trabalho em qualquer ponto de sua trajetória profissional, conforme afirmam, Arthur,  Khapova & Wilderoom (Carrer Success in a Behaviour in Boundaryless World. Journal of Organization Behaviour).

Não é apenas o profissional de certa idade, que já acumulou uma série de conquistas ao longo dos anos, que pode se considerar bem-sucedido. A noção de “resultados desejados em qualquer ponto da trajetória profissional” estende a ideia de sucesso a profissionais com diferentes idades e níveis de experiência: o ponto de referência para o êxito são os resultados que você está conquistando agora, em seu atual nível de evolução profissional. Isso não significa que a pessoa não possa planejar sua carreira ao longo prazo. Significa apenas que ela pode, desde já, se preparar para alcançar os resultados que, somados, serão a base de sua evolução profissional.

E quais são esses resultados desejados que sinalizam o sucesso de uma carreira?

Segundo o sociólogo norte-americano Everett Hughes, há dois tipos de sucesso: Sucesso objetivo e sucesso subjetivo de carreira.

O sucesso objetivo é diretamente observável, mensurável e verificável por uma terceira parte. Seus indicadores são: status, prestígio, posição hierárquica, nível de poder, remuneração e outros “marcos” publicamente visíveis e reconhecíveis.

O sucesso subjetivo, por sua vez, não é publicamente identificável: pode ser experimentado e reconhecido apenas pela própria pessoa. Seus marcos são estritamente internos e individuais, e referem-se à satisfação de valores, aspirações e propósitos de cada um.

Estudos comprovam que uma pessoa pode experimentar o sucesso objetivo sem atingir o sucesso subjetivo. Nesse caso, embora seja reconhecida como um profissional bem-sucedido, ela corre o risco de sentir-se insatisfeita, até mesmo frustrada, uma vez que seu critério pessoal de êxito não foi alcançado. Também é possível que o indivíduo atinja sucesso subjetivo, e não o objetivo. Neste caso, sua satisfação pessoal pode ser corroída pelas dificuldades financeiras, pela falta de reconhecimento e pela sensação de que sua carreira não está evoluindo como deveria.

A conclusão é que, embora os dois tipos de êxito possam ter pesos diferentes para cada pessoa, ambos são importantes e devem ser perseguidos por quem visa o sucesso de carreira como um todo.

Empresas estão à procura de  profissionais diferenciados. Você está preparado?

É importante que você comece a explorar essas duas dimensões do sucesso, apesar de serem interdependentes. Também é importante refletir se você está continuamente interpretando e reinterpretando suas experiências profissionais e o sucesso de sua carreira.

O desenvolvimento de carreira é o processo por meio do qual as pessoas são capazes de entender a si mesmas no que diz respeito ao mundo do trabalho e do papel que desempenham nele. Ou seja, desenvolvimento de carreira é mais do que planejar a ascensão profissional: é o processo de criar uma identidade profissional da qual possamos nos orgulhar e que esteja em harmonia com os outros papéis que desempenhamos na vida.

7 Passos para direcionar sua carreira com sucesso

1- A Roda da Performance Profissional:

A roda da performance profissional é uma ferramenta que permite ao profissional avaliar exatamente o que está fazendo (e o que precisa aprimorar se quiser melhores resultados). A roda cobre vários aspectos práticos fundamentais, desde as questões pessoais, ferramentas estratégicas, marketing,  até a entrega dos resultados.

2- Autoavaliação Profissional

É importante que se faça periodicamente, da mesma forma que um exame de saúde, a sua autoavaliação profissional

As “doenças profissionais” costumam ser bem silenciosas e acabam deixando profissionais infelizes, estagnados e mal aproveitados por anos.Há vários critérios que devemos avaliar em nossa carreira, tais como: adequação profissional, competências, saúde física, mental e espiritual, reserva financeira, relacionamentos, valores, motivadores de prazer e de dor, interesses, talentos, recursos, mapeamento do mercado, suas aspirações e objetivos profissionais.

3- As Habilidades de Inteligência emocional que os empregadores agora querem

É bem verdade que tanto a habilidade técnica, quanto a comportamental são importantes para o sucesso na carreira de qualquer profissional, mas sem dúvida, o fator que impulsiona na carreira ou que faz tropeçar é a sua habilidade comportamental.

Para garantir sua empregabilidade no mercado de trabalho é só ter foco para desenvolver cada vez mais sua habilidade comportamental. Comece hoje seu processo de desenvolvimento!

4- Como mostrar o seu valor à empresa

A positividade do profissional reflete autoconfiança, autoestima e segurança, características essenciais inclusive para escolha de lideranças.

Algumas maneiras de revelar seu valor para a organização, respeitando logicamente a ética diante dos seus pares:

  1. Respeite a diversidade
  2. Seja íntegro
  3. Apoie o desenvolvimento dos outros
  4. Saiba planejar e organizar muito bem
  5. Comunique-se de forma clara
  6. Renove seu capital de inovação
  7. Motive os demais
  8. Foque na qualidade

5- Coloque suas habilidades em prática

Faça um check-list e identifique as ferramentas, os conhecimentos, as habilidades e atitudes que você precisa aprender, desenvolver, aprimorar e dominar. Depois de identificadas, elabore um plano de ação para cada uma delas.

6- O Poder do Foco

Foco é um objetivo bem claro que se deseja atingir e definido para ser alcançado dentro de um determinado período. Foco é o que permite atingir nosso alvo. Para isso, precisamos conhecer bem o alvo e nos concentrarmos firmemente nele.

7- Planejando sua Carreira

Agora que você tem uma visão mais clara de como está sua carreira, e o que você deve fazer para impulsioná-la ainda mais, defina:

  • Objetivos e prazos
  • Aspectos compatíveis
  • Aspectos incompatíveis
  • Ajustes (se houver)
  • Ações estratégicas

O objetivo deste post foi o de proporcionar uma visão rápida de como você pode direcionar sua carreira para o sucesso.

Também elaborei um e-book para ajudar você, a direcionar sua carreira com sucesso, onde eu explico detalhadamente cada um dos passos acima.
Minha sugestão é que você conheça e-book. Nele, você encontrará dicas e ferramentas para diagnosticar e impulsionar sua carreira com sucesso, através da elaboração de um mapa completo e de um plano de ação.

Sim! Quero baixar o e-book grátis.

Se você chegou até aqui e gostou deste artigo, peço que se INSCREVA agora para receber minhas próximas postagens.

Seja um fazedor. Vamos pra cima!
Abraço e sucesso.
Acompanhe-me nas redes sociais.
Inscreva-se no meu canal do YouTube

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *